Proposta Pedagógica

A Proposta Pedagógica do Colégio São Francisco fundamentada na proposta pedagógica do SEFRAN ( Sistema Educacional Franciscano ) é a ‘tradução’ atualizada do ideal de Francisco de Assis, em função das necessidades e possibilidades educativas diante da realidade e dos desafios contemporâneos, promovendo espaços de formação de pessoas/cidadãs de Paz e de Bem.

No Projeto Educativo encontram-se explicitados dois princípios determinantes da organização curricular. São eles:

  • Favorecer a integração dos conhecimentos tecnológicos, científicos, filosóficos, éticos, estéticos e espirituais, em busca da formação integral da pessoa e sua atuação na sociedade contemporânea;
  • Formar pessoas conscientes na construção de sua vida com base na liberdade, autonomia, solidariedade, fraternidade, responsabilidade e no compromisso com o bem comum.

Estudos do meio

O conhecimento é construído também em situações fora da sala de aula, favorecendo a vivência do saber de forma significativa e interativa. De acordo com a idade e conteúdos trabalhados, são organizadas saídas de estudo, vivenciando e complementando assim os estudos feitos em sala de aula.

Ações solidárias

Ações solidárias são desenvolvidas em todos os segmentos, favorecendo a vivência de virtudes e valores, a partir do estudo, reflexão, compreensão e sensibilização para a necessidade do outro, contribuindo para a construção de uma cultura solidária. Estas ações são realizadas com experiências concretas e participativas, nos meios menos favorecidos.

Trabalhos em grupo

O conhecimento é também uma construção social, por isso o São Francisco valoriza o trabalho em grupo feito em sala de aula, desenvolvendo estratégias próprias para sua aplicação.

Olimpíadas de Conhecimento

O São Francisco valoriza a pesquisa, o estudo e a experimentação, favorecendo a participação dos estudantes em Olimpíadas Culturais tais como: Maratona Intelectual, Olimpíada de Matemática, Física e, dentre outras.

Linguagens e Códigos

A linguagem é fator fundamental para uma boa comunicação. O São Francisco, no seu trabalho pedagógico, se preocupa e zela para que haja um bom trabalho na área de linguagens.

O ensino das línguas estrangeiras é pensado no São Francisco para responder às necessidades de mercado de trabalho.

Os estudantes entram em contato com a Língua Inglesa, a partir do Nível II da Educação Infantil, e com a Língua Espanhola a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.

Ciências Humanas

A área de Ciências Humanas propicia a reflexão sobre a realidade e suas formas explicativas, na busca da compreensão dos diferentes grupos humanos e suas relações no tempo e no espaço, pautados pela observação, comparação e análise da realidade.

O Ensino Religioso no São Francisco permite compreender a diversidade religiosa e o fenômeno religioso, por meio do conhecimento de valores comuns às tradições religiosas, formando a pessoa humana para o diálogo inter-religioso e valorizando a interculturalidade.

Ciências da Natureza

A área de Ciências da Natureza desenvolve projetos conduzidos a partir de processos de investigação que ocorrem tanto em aulas de laboratório bem como pelo uso de aplicativos das novas tecnologias educacionais.

Matemática

Nesta área, as atividades tem como objetivo a ampliação das capacidades de raciocínio, resolução de situações problema e comunicação matemática.

Informática, mídia e tecnologia

Aliados à experiência da educação franciscana, o São Francisco garante ao estudante uma formação integral de excelência que o habilita a enfrentar os desafios futuros em sua vida acadêmica, profissional e pessoal.

Esporte

Desenvolvendo as habilidades esportivas tanto em momentos internos como participando de campeonatos internos, municipais, intermunicipais e outros.