Pastoral

pastoral

A Pastoral é um dos três eixos de atuação do Sistema Educacional Franciscano (SEFRAN), é o reflexo da Missão, Carisma e Mística da espiritualidade das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt que mobiliza a Instituição em seu ser, agir e celebrar, integrando todos os segmentos que compõem este Sistema.

A Pastoral oferece aos estudantes, professores e colaboradores o espaço necessário para a concretização de sua formação integral fundamentada nos valores Franciscanos e do Evangelho, completando o trabalho realizado no dia-a-dia com ações educativo-evangelizadoras que promovem relações interpessoais, convivialidade e reflexão.

Planos Pastorais

1.4

Momento de Espiritualidade – constituído por breves mensagens diárias, elaboradas a partir de temas significativos, com propostas à concretização de valores, atitudes e novas relações no cotidiano.

Atividades Permanentes – São as datas comemorativas que se constituem de momentos sociais e religiosos oferecidos ao longo do ano através de partilhas, reflexões e celebrações entre estudantes, educadores e familiares.

Celebrações e Missas – Na Pastoral, a realização de celebrações reúne a comunidade educativa para celebrar fatos, acontecimentos e momentos significativos durante o ano.

Plano Virtudes – Destinado aos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, considera a importância de oferecer referenciais para o desenvolvimento de atitudes pró-sociais saudáveis desde a tenra idade

Grupo de Convivência – Propõe aos estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, encontros extraclasses que visam desenvolver habilidades a partir de referenciais que orientarão sua convivência com o outro, consigo mesmo e com Deus.

Grupo de Jovens – Os encontros são oferecidos aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio onde são discutidos temas atuais que conduzem à compreensão da realidade que os circunda.

Grupo Vocacional Religioso / Formação Humana – Em um trabalho integrado com a área pedagógica, são oferecidos encontros vocacionais com o objetivo de ajudar os jovens do 7º ano ao Ensino Médio a se prepararem para fazer suas opções profissionais e de vida.